Páginas

segunda-feira, 6 de julho de 2015

A importância dos podólogos na vida de um diabético

As pesquisas mostram um  aumento considerável de amputação em pacientes portadores de Diabetes Mellitus (DM), o que leva os podólogos a terem um papel muito importante se em contato com o paciente. Na maioria dos pacientes a lesão no pé resulta de basicamente de dois fatores de risco: “neuropatia periférica” e “pés em risco”.
A neuropatia leva a uma insensibilidade dos pés e consequentemente à deformidade do pé, com possibilidade de uma “marcha anormal” (andar de forma errada). O paciente torna-se vulnerável a pequenos traumas como  pequenas lesões por objetos perfurantes, cortantes, etc. ao andar descalço ou o uso de sapatos inadequados, que podem levar a uma úlcera.
Em razão do “andar errado” o paciente pode adquirir calos que podem se transformar também em úlceras. E como ele não sente dor, ela tendo só a piorar se não houver tratamento. E esta úlcera pode servir de porta de entrada para infecções, agravando ainda mais a sua situação.
Prevenção
Várias pesquisas mostram que antes da amputação exitem várias situações de risco que podem ser tratadas, controladas ou prevenidas.
Daí a importância dos podólogos(as) que terão um papel fundamental na vida destes pacientes, não só alertando-os, prevenindo-os, educando-os, como também monitorando qualquer mudança que possa ocorrer nos pés destes pacientes.

Outras dicas importantes para o diabético:
. Manter os pés sempre aquecidos.
. Não deixá-los úmidos se tiverem sido molhados por causa da chuva ou por qualquer outro motivo.
. Manter os pés longe de aquecedores (aquecedores elétricos, cobertores elétricos, radiadores, lareiras). Você pode queimar seus pés, sem perceber.
. Não fume ou sente-se de pernas cruzadas. Ambos diminuem o suprimento de sangue que vai para os seus pés.
. Não use esparadrapos diretamente sobre a pele dos seus pés. Eles podem arrancar a pele dos seus pés.
. Corte as unhas retas, nunca corte as pontas.  Nem tire os calos, você mesmo. Procure por um podólogo a cada 15 dias ou 1 vez por mês.
. Não use meias apertadas para ir dormir.
. Quando secar os pés, seque principalmente por entre os dedos, todos os dias.
. Compre sapatos confortáveis. Evite saltos muito altos e de ponta bicuda. E de preferência de couro, nunca de materiais que farão teus pés suar.
. Nunca use o mesmo par de sapatos todos os dias.  Não amarre seus sapatos muito apertado ou muito solto.
. Escolha meias com cuidado. As de algodão são as melhores. Use meias limpas, secas todos os dias e sempre use sapatos com meias. Evite meias com elásticos muito apertados.
. Nunca saia fora de casa descalço.
. E por último, sugerimos um creme de uso diário, como prevenção, com ativos antissépticos, antifúngicos e antibacterianos.

Números“A OMS estima que cerca de 5,1% da população mundial entre 20 e 79 anos sofra da doença. E faz previsões nada otimistas: o número atual de 194 milhões de casos duplicará até 2025.”fonte “blog Dr.Drauzio Varella”. O risco de amputação dos membros inferiores nestes pacientes é 15 vezes maiores que em pessoas não  diabéticas."
Fonte: linea vitta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário